terça-feira, abril 23, 2024
Notícias

CCJ DA CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PROJETO DE LEI DE INTERESSE DOS MILITARES.

CCJ da câmara dos deputados aprovou em caráter conclusivo  projeto de Lei nº 2291/2011, de interesse dos militares, que regula as funções de Bombeiros e Policiais militares no exercício da Investigação de crime militar.

 De acordo com Projeto “as funções do oficial militar Estadual (PM/BM) será de Natureza Jurídica”.

 

Veja abaixo noticia completa conforme a FENEME.

 

Para conhecimento de todos.

 

Acabamos, após mobilização, a Câmara dos Deputado de aprovou o PL 2291/11, conforme notícia abaixo.

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (1º), em caráter conclusivo, proposta que regula as funções de bombeiros e policiais militares no exercício da investigação de crime militar.

O texto estabelece que cabe ao oficial militar estadual a condução da investigação criminal, por meio de inquérito policial militar, inclusive a requisição de perícia, informações, documentos e outros dados. De acordo com a medida, as funções do oficial militar estadual são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.

A matéria seguirá agora para análise do Senado, exceto se houver recurso para que seja examinada antes pelo Plenário da Câmara.

Substitutivo

O relator na CCJ, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), defendeu a aprovação do substitutivo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado ao Projeto de Lei 2291/11, do deputado licenciado Gean Loureiro (PMDB-SC).

O texto altera o termo policial militar por oficial militar dos estados e do Distrito Federal, para incluir os bombeiros militares. A alteração foi necessária para deixar mais claro que a regulamentação se restringe ao crime militar e para evitar conflitos com outras investigações criminais.

Autonomia

Conforme a proposta, a investigação criminal será conduzida pelo oficial com isenção, imparcialidade, autonomia e independência.

O oficial não poderá ser compulsoriamente afastado da investigação que preside, salvo por motivo de interesse público e nas hipóteses previstas em regulamento específico. Além disso, a investigação em curso não poderá ser avocada por superior hierárquico, a não ser que haja motivo de interesse público e despacho fundamentado.

Isonomia

Também está previsto que o cargo de bombeiro ou policial militar que tiver como requisito o bacharelado em Direito receberá o mesmo tratamento dispensado aos cargos de delegado, advogado, defensor público, magistrado e membro do Ministério Público.

 

Atenciosamente,

Marlon Jorge Teza

Presidente FENEME

 

<https://mail.google.com/mail/u/0/?pli=1#inbox/146f832ac7a3c25c>

 

 

 

Deixe um comentário