quinta-feira, março 28, 2024
DestaqueNotícias

ASMIR APOIA AÇÕES DO OUTUBRO ROSA QUE ALERTAM PARA CÂNCER DE MAMA E DE ÚTERO

Outubro é o mês da prevenção do câncer de mama e de útero. Neste mês a ASMIR, reforça junto todos os associados e colaboradores da entidade a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Além das mulheres estarem atentas ao próprio corpo, fazendo o autoexame pelo toque na mama, a Asmir reforça que filhos e companheiros podem incentivar a mulher a identificar qualquer alteração na mama. Mulheres a partir dos 40 anos podem fazer o exame de mamografia disponível  pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Segundo dados são do INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as mulheres brasileiras, e representa cerca de 20% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Somente em 2020, o INCA diagnosticou 66.280 novos casos da doença.

 

 

 

Ascon Asmir

Deixe um comentário