quarta-feira, abril 24, 2024
DestaqueNotícias

A ASMIR APOIA A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

A Asmir apoia a campanha Novembro Azul que tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, tumor mais comum entre os homens e que esse ano deve ter 65.840 novos casos no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). Neste ano, a campanha também aborda a saúde dos homens de uma forma geral, jogando luz a outros problemas que podem acometer os homens.

O presidente da Asmir Capitão Sulino destaca a importância do exame.

“Nós solicitamos que todos os associados façam o exame preventivo, especialmente os homens acima dos 45 anos, pois a prevenção é o melhor remédio”, ressaltou.

O câncer de próstata muitas vezes demora em apresentar sinais. Quando os sintomas da doença são percebidos pelos homens, geralmente o tumor já está em fase avançada, o que reduz a chance de sucesso do tratamento, daí a importância do diagnóstico precoce da doença.

Os principais sintomas do câncer de próstata são: Dificuldade para urinar (por exemplo, demora em começar e terminar); Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e/ou à noite; Diminuição do jato de urina; Dor ou ardor ao urinar; Presença de sangue na urina ou no sêmen.

A maior parte dos casos de câncer de próstata costuma aparecer após os 55 anos. A orientação é que, após uma primeira avaliação com o médico, define-se quando é recomendado iniciar e repetir os exames, como o de toque retal e o PSA. Quem tem um histórico do tumor na família, por sua vez, precisa começar a fazer esse check-up antes, aos 45 anos, e voltar ao consultório uma vez por ano para continuar o acompanhamento.

Deixe um comentário